APRESENTAÇÃO

O XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMÉSTICA, o VIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA DOMÉSTICA e o I ENCONTRO INTERCONTINENTAL DE ECONOMIA DOMÉSTICA aconteceram em Fortaleza, Ceará, Brasil, no período de 14 a 19 de setembro de 2009.

Ao pensar nos congressos numa perspectiva histórica destacamos que o I Congresso Brasileiro de Economia Doméstica foi realizado em Viçosa, Minas Gerais, em 1962; o II em 1968, em Belo Horizonte; o III em 1974, em Piracicaba e o IV em 1977 novamente em Viçosa. A partir de 1977 os congressos passaram a acontecer a cada dois anos promovidos pela ABED – Associação Brasileira de Economistas Domésticos e realizados pelas seções da ABED com o apoio dos Departamentos de Economia Domésticas das Instituições de Ensino Superior.

O I Encontro Latino-Americano aconteceu em 1995, juntamente com o XIII Congresso em Pelotas, Rio Grande do Sul. A realização do I ENCONTRO INTERCONTINENTAL DE ECONOMIA DOMÉSTICA em 2009 juntamente com o XX Congresso e VIII Encontro foi motivado pelas comemorações dos 100 anos de criação da Federação Internacional de Economia Doméstica. Esta inclusão teve por objetivo ampliar as discussões sobre a formação e a prática profissional em âmbito mundial, a partir da visibilidade das discussões que aconteceram durante o XXI Congresso Mundial de Economia Doméstica, na Suíça, em 2008.

O tema do XX CBED “Família e Economia Doméstica: Reflexões, Perspectivas e Desafios” representou a intenção de refletir sobre a família tomada pela Economia Doméstica como objeto de estudo, sem aprisioná-la no espaço privado da casa ou em um conceito engessado. Através de mesas redondas, painéis, relatos de experiências, trabalhos orais e em pôsteres foram abordadas temáticas relevantes para a contemporaneidade como Mudanças globais e suas repercussões na família e na sociedade; Família, consumo e meio ambiente numa perspectiva de sustentabilidade; Segurança alimentar e nutricional; A agricultura familiar e a geração de trabalho, emprego, ocupação e renda; A Economia Doméstica como ciência do cotidiano e a produção científica em Economia Doméstica. Os encontros de profissionais e estudantes de Economia Doméstica resultaram em uma proposta de ação para ser gestada de forma global e ao mesmo tempo localizada, com determinação de grupos de trabalho para acompanhar de forma mais intensa as discussões e definições em nível nacional. O que se espera a partir daí é que se possa trabalhar a diversidade e a multiplicidade de forma individual e coletiva, para o alcance da autonomia e bem-estar dos seres humanos, para que possamos favorecer a (re) construção de um mundo sustentável. Esta intenção faz parte do propósito de refletir sobre a Economia Doméstica como campo de estudo e como profissão, analisando seu percurso para firmar sua atuação de forma consciente, competente e efetiva, projetando o futuro com metas realistas e condizentes com uma sociedade mais justa e sustentável.

A concretização do XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica se traduziu em uma oportunidade ímpar para congregar profissionais e estudantes de Economia Doméstica, para divulgar a produção científica, para planejar ações conjuntas para o fortalecimento da profissão. Foi vivido com intensidade por todos e todas numa troca de saberes, conhecimentos, experiências e muito calor humano. A loira desposada do sol – Fortaleza - viu, ouviu e sentiu o pulsar de muitos corações num grande encontro e numa bela confraternização de saberes, sentidos e sentimentos trazidos de todas as partes desse grande país, o nosso Brasil.

Como foi bom (re) vê-las (os) e recebê-las (os) com carinho e hospitalidade. Até o próximo encontro!

© 2009 Marcos Meireles